quarta-feira, 13 de julho de 2011

Istanbul not Constantinopla. not Bizancio.

Algumas coisas que você deve saber sobre a Turquia e sobre Istanbul.
Istanbul não é a capital da Turquia. E sim, Ankara.
Os turcos não são árabes! Istanbul não é um deserto! As mulheres não são apedrejadas por adultério e nem são obrigadas a cobrir as cabeças! Na Turquia se fala Turco! O país é uma potência global e Istanbul está entre as cinco maiores cidades do mundo! Pronto. Vamos a história.
A Turquia é tão antiga que praticamente quase todas as palavras bizarras que você aprendeu nas aulas de história do colegial como bizancio, semitico, caucasiano, cimério, hecateto de mileto, orontidas, selijucidas, vassalo e saladino vieram dali.  Os primeiros registros de civilizações vieram da região da Anatolia, aquele centro da Europa que hoje compreende a Turquia, que hoje faz fronteiras com a Bulgaria, a Grécia, a Geórgia, a Armenia, o Azerbaijão, o Irã, o Iraque e a Síria. É por isso que você pensa que a turcos são árabes, que os árabes acham os turcos meio russos e os russos pensam que turcos são gregos.
Istanbul foi dominada por todos os pop stars conquistadores que se tem notícia da região. Rivalizaram com os egipcios na Idade Média, foram dos hatitas em 2000 AC, depois dos gregos em 1200 AC, de Alexandre o grande em 350 AC(!), dos arqueménidos la por 600 AC,  quando era chamada de Bizancio, virou República Romana em 100 DC, a maior capital da era cristã orotodoxa até +- 1200 DC, quando finalmente foi tomada pelos turcos que vieram dos países vizinhos e virou o maior império muçulmano do mundo, Constantinopla. É aí que entram os otomanos, essa gente poderosa que veio do nada e de um vilarejo no oeste conquistou parte da Europa, da Asia e da Africa até o fim da Primeira Guerra Mundial. O imperialismo americano depois da Segunda Guerra nunca chegou nem aos pés do que foi o Império Otomano na Idade Média, meus queridos. E os sultões, donos dos palacios maravilhosos, dos tapetes voadores e das princesas presas em torres foram mais poderosos que todos os presidentes e ditadores de que se tem notícia desde que o mundo é mundo e a Constantinopla virou Istanbul em 1453.
Até os idos de 1930 a escrita era otomana persa e só depois virou ocidental quando um homem egocêntrico chamado Ataturk modernizou o país e espalhou suas fotos e vídeos por todos os portos, aeroportos, escolas, universidades pra que nunca nenhum turco jamais se esqueça que se algum dia a Turquia entrar na União Europeia foi POR CAUSA DELE.
Ah sim, Istanbul é a única cidade do mundo que tem dois continentes dentro dela. Lembra da aula de geografia sobre o estreito de Bósforo? Pois ele existe e em cima dele foi construida  uma ponte que liga o Mar de Marmara na Asia e o Mar Negro na Europa. Simples para os turcos, um pouco complicado pra gente. E lindo para todo mundo. Entendeu? Não perca as cenas dos próximos capítulos pra entender porque Istanbul é chic, kitsch, pobre e rico. Alguma semelhança com São Paulo seria mera coincidência?








The Four Lads, 50`s.
.

3 comentários:

prixie disse...

Amei o texto, escrita moderna! hahaha!! ai que legal ein!!!

cap disse...

"É por isso que você pensa que a turcos são árabes, que os árabes acham os turcos meio russos e os russos pensam que turcos são gregos."

bombastico!

ivi brasil disse...

tá curtindo o engarrafamento na ponte?