terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

a saga de ' assim caminha a humanidade'


10 razões que fazem de 'giant' um épico de responsa:

1. porque quando foi filmado, em 55, rock hudson tinha 28 anos, james dean e liz taylor 24, e eles interpretaram personagens que viveram até os 60. ah, qual a novidade disso? até então hollywood só havia feito o contrário: atores velhos faziam papéis de pessoas novas, quando o roteiro pedia.
2. porque em 55, no auge do preconceito contra mexicanos nos eua, um filme tem essa fala:
"os americanos roubaram o texas dos mexicanos", dita pela leslie (liz taylor). e jett ring (jimmy dean) pobre, antes de descobrir um poço e se tornar o maior magnata de petróleo dos eua solta essa: "quem tem muita terra, roubou de alguem".
3. porque o rock hudson, que era gay, fez um dos maiores cowboys da história do cinema, o bick benedict. e está na melhor cena de briga de bar do mundo. e apareceu nas pré-estréias de nova york e hollywood com a "esposa".
4. porque o james dean, que filmava seu terceiro e último longa também fez um dos mais instigantes cowboys do cinema. o jeito que ele fala, que ele olha, que ele anda e ele bêbado no final abrilhantam até uma televisão de 12 polegadas.
5. porque ele, que amava velocidade, foi proibido pelo george stevens de pilotar na época das filmagens. a produção era caríssima e ninguém podia se machucar prá não atrapalhar o andamento das coisas. então jimmy, que finalizou suas cenas uma semana antes que os outros, foi liberado. enfim pegou seu porsche spyder azul metálico que fazia ele sonhar em atravessar os eua de carro. mas em uma estrada da california ele bateu em um ford que vinha na contra mão e morreu na hora. quando a produção ficou sabendo, todos estavam em uma sala de projeção assistindo as últimas cenas filmadas. o nome do carro era " little bastard". e a lenda estava só começando.
6. james dean, ultra tímido não falava com quase ninguém durante a temporada em marfa, uma vila no texas que serviu de locação. mas tinha a carol baker que era mais velha que a liz e fazia o papel da filha dela. os dois tinham se conhecido no actor's studio em ny, se achavam sérios e modernos, o que era verdade. mas isso não impediu que liz que representava o glamour do cinema e usava jóias e vestidos caros pra tomar café da manhã ficasse fascinada por ele. eles então se tornaram melhores amigos, dizem que até rolou uma paixão. james dean era bissexual.
7. o filme tem dennis hopper com 19 anos de idade. e sal mineo (que tem uma fala no filme). os dois tinham acabado de filmar 'rebel without a cause' (juventude transviada) com dean. dennis hopper é muito classe! e sal mineo morreu assassinado. mas isso já é outra estória.
8. a fazenda dos benedict no texas, a 'little reatta', era fachada. a estrutura existe até hoje. virou um lugar sagrado.
9. porque a escritora do livro em que o filme foi baseado, edna ferber era maravilhosa e uma mulher muito além do seu tempo.
10. porque certos detalhes encantam, como na cena em que hopper, que faz o benedict filho, conhece sua amada mexicana: eles se comprimentam com as mãos...e tomam um choque! porque não é só fio descascado que passa descarga elétrica. o amor também.

Nenhum comentário: