quinta-feira, 28 de julho de 2011

c.e.n.s.u.r.a. e controle da informação. (dedicado a nega nervous)

Desde o fim do Império Otomano e a criação da Republica turca em 1923, com Ataturk,  a Turquia foi dirigida ditatoriamente pelos seus governos. É  a famosa democracia a la turca. O sistema é extremamente paternalista com a população, os direitos humanos são praticamente inexistentes, a polícia é repressora, a religião obrigatória é o islã e os militares tem poder como se ainda estivessem no poder como nos três últimos golpes militares desde os anos 50. O clima é parecido com o Brasil nos anos 70, mas aqui a população vota, existe presidente e primeiro ministro, mas a imprensa não é livre, a internet não é livre e o cidadão não é livre.
A Turquia atualmente está sendo citada como um dos países com maior número de presos políticos, mais do que China e Cuba. (Pode não ser verdade mas os dados são preocupantes). Aqui você não pode falar mal do governo no facebook por exemplo, não pode criticar a polícia em seu blog e não pode acessar o youtube, que foi fechado no país desde que vídeos satirizando o Ataturk ou mostrando a violência policial rodaram na net. Blogspot e Wordpress também foram banidos, assim como pornografia e mais de 14.000 sites estão na lista negra do filtro de internet. Recentemente uma jornalista pediu demissão da NTV, a tv turca equivalente a CNN aqui, por não conseguir trabalhar  devido a "auto- censura" imposta as suas matérias. Assuntos como liberdade de expressão, os massacres curdo e armênio, direitos humanos, violência policial simplesmente são tabus e proibidos de ser discutidos ou mostrados em tv ou jornais, que são todos dirigidos por orgãos ligados ao governo ou aos militares.
O governo é islâmico que por sua vez está sempre em conflito com o exército que controla o radicalismo religioso e tudo isso junto controla a população. Por tanto, não se atreva na Turquia, ofender algum partido político ou os militares, você pode sumir, ser preso ou perder sua cidadania, como o famoso caso do escritor e prêmio Nobel de literatura em 2006 com o livro Meu Nome é Vermelho e hoje professor da Universidade de Columbia, Orhan Pamuk. Orhan foi processado pelo estado, depois de uma entrevista a uma revista suiça em que ele comentou sobre o genocídio curdo e armênio. O "turquismo" (turkishness) está no código penal e o Estado te processa por insultar as instituições, a etnia e seu povo e se você está insultando o "turquismo" fora do país sua pena é três vezes maior.
Eu acho melhor parar de falar sobre isso agora, porque a campainha pode tocar a qualquer momento, e nem turca eu sou. :-)

4 comentários:

Brunettney disse...

E por incrível que Pareto, é um dos mais ocidentalizado e livres países árabes. Imagine a situação no Yemen, na Arábia Saudita ou na Líbia... ainda pior. Se a Turquia quiser mesmo se credenciar a ingressar na União Européia precisará de reformas muito mais consistentes.

lowproflavia disse...

brunettney, a turquia nao é um país arabe!
todo mundo confunde mas nao é!
leia aqui:
http://lowproflavia.blogspot.com/2011/07/istanbul-not-constantinopla.html

Brunettney disse...

É verdade, eu quis dizer dos países da região - uma falta grave pra mim, Mr. Foreing Affairs. Ce ta pegando todos meus erros hein!? O mesmo pode ser dito do Irã, que apesar de muçulmano não é árabe e sim persa. "Mas como saber a diferença no dia-a-dia Dra. Brunettney?" alguém perguntou do fundo da sala de aula. "Simples" eu disse. "Os árabes tem necão reto, os turcos tem necão com um pequeno desvio para a esquerda e os persas para a direita."

lowproflavia disse...

nota 5 pela originalidade da resposta sexy.