sábado, 10 de outubro de 2009

sarah moon & sarah moon. a short fan story.

a marina dias postou na semana passada no seu blog uma notinha sobre a sarah moon, fotógrafa de moda que influenciou ela muito. quando eu li sarah moon, não me recordei quem era e fui pro google. por incrível que pareça não tem um verbete pra sarah moon na wikipedia. não é estranho? alguém tem que criar. marina?
de qualquer forma me lembrei claro rapido da fotógrafa logo que vi uma pagina sua com suas fotos lindas e lúdicas de mulheres de silhoueta sépias e pb. tré chic.
mas antes de achar fotos da sarah, achei o site dessa sarah moon, que foi minha grande inspiração pra me vestir e ser uma mulherzinha e provavelmente uma das primeiras influências de estilo da minha infância. o que eu não sabia é que as ilustrações da sarah moon são na verdade de um iraniano que se chama Bijan que viveu nos eua nos anos 70 e desenhou essas mulheres maravilhosas que fizeram parte do meu imaginário, do seu e de todas as meninas que foram crianças em 70 e 80 e que colecionaram papéis de carta em uma época de álbum de figurinhas, borrachas cheirosas, clips coloridos, cartolinas, colagens e transfers de mapas. Bijan vive hoje em cologne, alemanha e por muito tempo se imaginou esquecido até que um maluco pintor influenciado pela sua arte se propõs a achar quem era sarah moon, ( assim bijan assinava suas ilustrações), criar um site pra ele e reunir as ilustrações  e prints de sarah moon pelo mundo. depois de anos tentando sem sucesso achar o verdadeiro artista por trás das pinturas, um cara amigo de Bijan entrou em contato com ele e o resto é história. tá tudo lá no site oficial. foi emocionante pra mim rever essas mulheres que eu queria ser quando crescer assim como foi emocionante correr no almoxarifado de casa atrás das  minhas pastas de papéis de carta empoeiradas . eu jurava que tinha alguma sarah moon assinada inclusive. mas não tinha. ou devo ter trocado na época por algum papel de carta que desejava muito. achei muitas imitações. na verdade nos anos 80 não se achava muita coisa importada no brasil, muito menos na papelaria da pompéia. a verdade é que muitos artistas pintaram mulheres estilos sarah moon, alguns inclusive com sua assinatura. aqui, alguns exemplos.  bom de lembrar. bom de ver. e se arte é o que te segura, é o que faz você amar absolutamente tudo sobre um artista então sarah moon é arte pra mim e bijan, esse cara do irã, que o pai queria que fosse médico mas que nunca deixou de desenhar é um dos meus ídolos da pintura.





Nenhum comentário: