sexta-feira, 9 de maio de 2008

a bicha dona de salão e ex presa política.


estava eu e o ozzy na tarde de manicure no salão noiabinha da barão de limeira que ta sempre lotado e eu nunca conseguia marcar hora. até ontem. contando mais de 20 salões de beleza na barão eu não vou sossegar enquanto não for em todos. cada semana vou em um e nada se compara a algumas horas perdidas nesse microuniverso de bichas, manicures loucas e depiladoras desvairadas que eu amo. sento eu. pego minha revista de fofoca tosca e barata de 1,99. a manicure começa o serviço. eu dou meu esmalte neon tomate. o ozzy deita do meu lado e dorme, como sempre. a bicha dona do salão, gorda, simpática, grave e superprotetora que cuida de todos os funcionários que nem uma matrona e trouxe a família inteira do norte pra trabalhar com ela esbraveja de dentro do balcão:

(plurais e singulares preservados no diálogo)
-ah, se os filho das minhas cliente fosse tudo igual a esse cahorro eu tava é feliz! tem uma que tem um muleque que é um demônio, a última vez que ele veio aqui ele entupiu a privada com a própria cueca!
-credo! é por isso que eu não tenho filho.... da próxima vez prende ele numa coleira ;-)
a bi morre de rir....hahaha.
silêncio.
a outra manicure que lia o jornal do outro lado do salão fala com a bi:
-você viu de novo a dilma no jornal? (dilma roussef, ministra da casa civil do nosso governo ridículo).
-pois é, essa daí tá é mentindo! eu cansei de ser preso com ela e ela nem nunca foi torturada!

nesse momento eu entrei em choque e minha obsessão fatal e histórica por essa bicha me atingiu de imediato. teria sido ela uma ex militante de esquerda do bando do josé dirceu que fugiu pro norte da ditadura e voltou rica e montou salão de cabelereiro em são paulo? sim, teria! isso é sensacional. a conversa tá ficando boa. ela continua:

-teve ano da minha vida que era preso TODO DIA! mas torturado nunca fui. sei lá, ficavam com pena de mim, acho. minha turma era o dirceu, a dilma, o carlos e (nao lembro os outros nomes)...essa história que ela conta que não roubou o dinheiro do adhemar de barros é mentira***. ela roubou sim! e agora tá pedindo mais dinheiro da anistia? ela transformou nossa luta pela democracia em tudo que a gente não queria! a gente roubava dos políticos na época pra defender a democracia e prá chamar atençao pro que tava errado. agora que deu certo, que a gente conseguiu, não tem que ganhar mais dinheiro de indenização do próprio governo que ela faz parte. ta errado. mas quem sou eu pra falar...

a conversa enveredou pra guerrilha dos anos 60, nomes falsos, prisões na rio branco, dinheiro roubado e todas essas coisas que eu gosto pouco. mas confesso que gostava mais. tudo isso foi perdendo a graça pra mim depois que meus heróis de esquerda viraram políticos corruptos piores do que toda a direita que já odiei um dia...

pois é senhor. o senhor é mesmo uma bicha incrível, inteligente e sensata. e descobriu toda a papagaiada antes de todos nós. e hoje cuida do seu mundo fazendo pouco e ao mesmo tempo muito. tem umas 8 famílias aqui que o senhor sustenta. e cuida com carinho. o senhor é muito legal e eu sou sua fã. paguei os 11 reais e fui embora. eu e o ozzy. fim da história.

***nos idos dos anos 60, não sei ao certo e não to a fim de dar um google, um grupo de guerrilheiros formado entre eles pela dilma roussef e josé dirceu roubou mais de 2 milhões de dólares do atual governador de são paulo, adhemar de barros em um golpe que marcou a luta armada dos jovens contra a ditadura de então. josé dirceu foi afastado em denuncias de corrupção no atual governo e a dilma que hoje é ministra me parece que vai receber um dinheiro de indenização pela lei da anistia por ter sido torturada quando jovem e bla bla bla.

...

Nenhum comentário: